Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web

Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web   23 / agosto / 2017


Se você possui uma página na web, deve saber que o Google Analytics é um das maiores ferramentas de monitoramento de tráfego. Ele pode ser instalado em qualquer página da web, seja e-commerce, site ou blog e é gratuito.

Sua principal função é monitorar a forma como os usuários se comportam nas páginas dos sites. Essa análise gera importantes informações do perfil de do público-alvo. Também ajuda a verificar se determinada campanha de marketing está tendo a resposta esperada.

O monitoramento do tráfego da página é uma das principais funções das atividades online e é indispensável para a gestão dos negócios. O Analytics oferece mais de 500 tipos diferentes de métricas, além de relatórios com cruzamentos personalizados.

Instalação do Google Analytics

Você pode criar uma conta básica, que oferece acesso a todos os dados sobre o trafego das páginas. Para começar, acesse o site do Google Analytics.

Clique no botão “Criar uma conta”, localizado no canto superior direito da página.

Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web
Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web

Insira a conta de e-mail do Google à qual você atrelou o Analytics. Caso ainda não possua uma conta do Google, basta cria-la. Ela é gratuita.

Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web
Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web

Principais ferramentas do Google Analytics

O Google Analytics oferece inúmeras ferramentas para ajudar no processo de monitoramento de sua página. Confira as principais:

Ferramentas de análise

Você pode personalizar seus relatórios com apenas alguns cliques. O Google Analytics possui uma plataforma de relatório simples e eficiente que facilita todo o processo de análise.

Conteúdo de análise

Através dos relatórios de conteúdo, é possível compreender o desempenho do seu website. Dessa forma, é possível criar uma melhor experiência para seus clientes.

Análise de redes sociais

O Google Analytics a avaliação do sucesso dos programas de mídias sociais. Através dele é possível analisar como os visitantes interagem com recursos de compartilhamento na página e engajá-los nas plataformas sociais.

Análise para celular

Também é possível medir o impacto do dispositivo móvel da sua página através do Google Analytics. Além disso, ele também oferece suporte para a criação de aplicativos para celular, através de kits de desenvolvimento de softwares para iOS e Android, possibilitando o monitoramento do app.

Análise de conversão

Você pode medir o número de cliente que está atraindo para sua página, monitorar o número de usuários engajados em seu site e o quanto você está vendendo.

Análise de publicidade

Através do Analytics é possível acompanhar o desenvolvimento de suas redes sociais, pesquisas e anúncios para celular, além de gráficos. Para isso, basta vincular a atividade em sua página às campanhas de marketing. Desta forma, é possível obter a imagem completa e melhorar o desempenho da publicidade da página.

Descubra porque o Google Analytics é a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web. Click To Tweet

Demais funcionalidades

Relatório em tempo real

Descubra, em tempo real, quantas pessoas estão acessando sua página, de onde elas vieram e o que estão visualizando.

Relatórios personalizados

A criação de um painel de controle de métricas pode ser feito de forma rápida e simples através de acesso instantâneo às respostas de que precisa. Você também pode compartilhar os relatórios que produzir.

Variáveis personalizadas

Entenda melhor seus segmentos de cliente e descobrir qual o nível de engajamento do seu site, através das variáveis personalizadas. Elas permitem que você customize o Analytics e colete dados do cliente que sejam mais importantes para sua página.

Segmentação avançada

Aplique segmentos predefinidos, como “Visitas com conversões” ou “Tráfego orgânico”, ou crie seus próprios segmentos para descobrir as melhores estratégias para gerar conversão em seu site.

Painéis de controle

Comece por um painel de controle “KPIs da empresa” geral que inclui os indicadores de desempenho mais importantes para sua organização. Crie um painel de controle “SEO” para sua otimização de mecanismos de pesquisa. Todos os painéis de controle são de arrastar e soltar, totalmente com base no widget e altamente personalizáveis.

Visualização

O Analytics oferece uma grande variedade de ferramentas de visualização eficientes, inclusive Visualização de navegação e Google Analytics na página. Os relatórios da Visualização de navegação analisam o caminho que um visitante percorre em seu site. Já oGoogle Analytics na página ajuda você a avaliar visualmente como os usuários interagem com suas páginas.

Compartilhamento

As ferramentas de compartilhamento do Analytics permitem que seu time de criação de palavras-chave trabalhe em sincronia com as equipes de SEO e conteúdo. Você pode usar o recurso “inteligência e alertas” para descobrir alterações.

API e personalizações

Aplicativos, plug-ins e recursos personalizáveis estão disponíveis para ajudar você a integrar o Google Analytics aos fluxos de trabalho de sua organização. Aproveite soluções de terceiros ou crie seus próprios aplicativos usando a API do Google Analytics.

Você já utiliza o Google Analytics em suas páginas da web? Comente um pouco sobre sua experiência!

Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web

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Se você possui uma página na web, deve saber que o Google Analytics é um das maiores ferramentas de monitoramento de tráfego. Ele pode ser instalado em qualquer página da web, seja e-commerce, site ou blog e é gratuito.

Sua principal função é monitorar a forma como os usuários se comportam nas páginas dos sites. Essa análise gera importantes informações do perfil de do público-alvo. Também ajuda a verificar se determinada campanha de marketing está tendo a resposta esperada.

O monitoramento do tráfego da página é uma das principais funções das atividades online e é indispensável para a gestão dos negócios. O Analytics oferece mais de 500 tipos diferentes de métricas, além de relatórios com cruzamentos personalizados.

Instalação do Google Analytics

Você pode criar uma conta básica, que oferece acesso a todos os dados sobre o trafego das páginas. Para começar, acesse o site do Google Analytics.

Clique no botão “Criar uma conta”, localizado no canto superior direito da página.

Google Analytics: a melhor forma de monitorar a presença da sua marca na web
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Insira a conta de e-mail do Google à qual você atrelou o Analytics. Caso ainda não possua uma conta do Google, basta cria-la. Ela é gratuita.

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Principais ferramentas do Google Analytics

O Google Analytics oferece inúmeras ferramentas para ajudar no processo de monitoramento de sua página. Confira as principais:

Ferramentas de análise

Você pode personalizar seus relatórios com apenas alguns cliques. O Google Analytics possui uma plataforma de relatório simples e eficiente que facilita todo o processo de análise.

Conteúdo de análise

Através dos relatórios de conteúdo, é possível compreender o desempenho do seu website. Dessa forma, é possível criar uma melhor experiência para seus clientes.

Análise de redes sociais

O Google Analytics a avaliação do sucesso dos programas de mídias sociais. Através dele é possível analisar como os visitantes interagem com recursos de compartilhamento na página e engajá-los nas plataformas sociais.

Análise para celular

Também é possível medir o impacto do dispositivo móvel da sua página através do Google Analytics. Além disso, ele também oferece suporte para a criação de aplicativos para celular, através de kits de desenvolvimento de softwares para iOS e Android, possibilitando o monitoramento do app.

Análise de conversão

Você pode medir o número de cliente que está atraindo para sua página, monitorar o número de usuários engajados em seu site e o quanto você está vendendo.

Análise de publicidade

Através do Analytics é possível acompanhar o desenvolvimento de suas redes sociais, pesquisas e anúncios para celular, além de gráficos. Para isso, basta vincular a atividade em sua página às campanhas de marketing. Desta forma, é possível obter a imagem completa e melhorar o desempenho da publicidade da página.

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Demais funcionalidades

Relatório em tempo real

Descubra, em tempo real, quantas pessoas estão acessando sua página, de onde elas vieram e o que estão visualizando.

Relatórios personalizados

A criação de um painel de controle de métricas pode ser feito de forma rápida e simples através de acesso instantâneo às respostas de que precisa. Você também pode compartilhar os relatórios que produzir.

Variáveis personalizadas

Entenda melhor seus segmentos de cliente e descobrir qual o nível de engajamento do seu site, através das variáveis personalizadas. Elas permitem que você customize o Analytics e colete dados do cliente que sejam mais importantes para sua página.

Segmentação avançada

Aplique segmentos predefinidos, como “Visitas com conversões” ou “Tráfego orgânico”, ou crie seus próprios segmentos para descobrir as melhores estratégias para gerar conversão em seu site.

Painéis de controle

Comece por um painel de controle “KPIs da empresa” geral que inclui os indicadores de desempenho mais importantes para sua organização. Crie um painel de controle “SEO” para sua otimização de mecanismos de pesquisa. Todos os painéis de controle são de arrastar e soltar, totalmente com base no widget e altamente personalizáveis.

Visualização

O Analytics oferece uma grande variedade de ferramentas de visualização eficientes, inclusive Visualização de navegação e Google Analytics na página. Os relatórios da Visualização de navegação analisam o caminho que um visitante percorre em seu site. Já oGoogle Analytics na página ajuda você a avaliar visualmente como os usuários interagem com suas páginas.

Compartilhamento

As ferramentas de compartilhamento do Analytics permitem que seu time de criação de palavras-chave trabalhe em sincronia com as equipes de SEO e conteúdo. Você pode usar o recurso “inteligência e alertas” para descobrir alterações.

API e personalizações

Aplicativos, plug-ins e recursos personalizáveis estão disponíveis para ajudar você a integrar o Google Analytics aos fluxos de trabalho de sua organização. Aproveite soluções de terceiros ou crie seus próprios aplicativos usando a API do Google Analytics.

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TAGS: Google Analytics, Performance, SEO, Websites

Author

José Roberto

Desenvolvedor Full Stack há mais de 16 anos e mais de 400 projetos desenvolvidos, apreciador de coisas simples(Churrasco, Futebol, Família), um apaixonado pelo seu trabalho e especialista na plataforma WordPress.