Quais as diferenças entre Webmail, SMTP, POP e IMAP?

Protocolos de E-mail   09 / julho / 2017


O sistema de e-mail consiste no trabalho de dois servidores diferentes. Um é chamada de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples). O outro pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol). IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTP é o protocolo para envio de e-mail.

O que é protocolo?

Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.

Webmail

O Webmail permite que você acesse sua conta de e-mail @seudominio.com.br em qualquer lugar diretamente de seu navegador. Exatamente da mesma forma que você acessa os principais serviços de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail, etc).

Totalmente interativo, onde, através do navegador (Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer, Netscape, etc.) você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler as mensagens no servidor, enviar e-mails, organizar as mensagens em pastas e criar cadastros de e-mails. Ideal para uso em viagens ou mesmo para aquelas pessoas que acessam seu e-mail de vários locais diferentes,e não querem perder tempo com configurações e instalação de programas específicos para correio eletrônico. O webmail também não atrapalha a leitura de mensagens pelos leitores de e-mail (tipo Outlook Express), visto que as mensagem continuam gravadas no servidor até serem descarregadas pelo seu programa de e-mail favorito.

Na minha revenda de hospedagem ofereço 3 opções de Webmail para ser utilizado:

O Horde é um sistema mais completo, muito próximo das funções do Microsoft Outlook e de fácil utilização. Ele permite que você configure opções de manutenção de sua caixa de correio, adicione contatos a um catálogo de endereços (Address Book), programe sua agenda diária (Calendar), crie memorandos que podem ser compartilhados por sua equipe de trabalho (Memos) e agende tarefas a cumprir (Tasks), tudo isso no idioma que preferir.

O SquirrelMail é talvez o modelo mais difundido de Webmail gratuito, embora o mais simples e com poucas opções de configuração.

O RoundCube é o mais moderno e recomendado para todos os tipos de usuários, de iniciantes a avançados, por sua facilidade de uso e opções de configurações.

Como eu faço para acessar o Webmail?

Através do painel de controle cPanel, pelo link http://www.seudominio.com.br/webmail, logo abaixo da imagem do topo. Na janela de login, digite sua conta de email completa (ex: seunome@seudominio.com.br) e a senha que você cadastrou ao criar a conta de email.

Webmail permite muito mais mobilidade no acesso, total interatividade e um serviço muito mais estável. Click To Tweet

Mobilidade

Recomendo o acesso de seus e-mails pelo Webmail, pois permite muito mais mobilidade no acesso e total interatividade, onde, através de diversos (browsers) navegadores você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler suas mensagens. Ainda mais se você viaja com frequência e trabalha a partir de locais remotos, esta pode ser a mais importante vantagem do webmail.

Estabilidade

Acessando via Webmail, você terá um serviço muito mais estável, pois serviço de e-mail está rodando diretamente em um servidor e não terá interferências como o seu programa de e-mails poderá ter, quando é utilizado programa de e-mails para gerenciar mensagens, em determinado momento a sua rede local poderá passar por instabilidades, antivírus poderá bloquear e-mails, ainda firewall de segurança poderá bloquear a comunicação do programa de e-mails até o servidor de e-mail.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol

O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.

O SMTP utiliza as portas 25 e 587 para transferência dos pacotes de dados. A porta 25, primogênita, foi sucedida pela porta 587 por medida do Comitê Gestor da Internet no Brasil (GCI.br) em 2010 visando minimizar a quantidade de Spams na Internet no Brasil, pois possui maior segurança, requerindo aos pacotes uma pré-avaliação em outro servidor antes de chegarem ao servidor de Saída/Envio, tornando o processo mais seguro, procedimento que não é realizado pela porta 25.

– Você envia um e-mail do seu cliente de e-mail a partir do seu endereço (exemplo: seunome@seunegocio.com.br) para um destinatário (exemplo: cliente@domain.com). Na gíria, o cliente de e-mail é chamado de Message User Agent, ou MUA.

Já ouviu falar de SMTP? Saiba o que é um Protocolo SMTP. Click To Tweet

– A mensagem é enviada normalmente via porta 25 para o servidor SMTP (com o nome por exemplo mail.seunegocio.com.br) que é dado ao seu cliente ao configurá-lo e actua como um Message Transfer Agent ou MTA. Cliente e servidor começam uma breve “conversa”, onde são verificados todos os dados relativos à transmissão da mensagem (remetente, destinatário, domínios, etc.). Note que a linguagem SMTP define apenas a transmissão da mensagem, e nao lida com o seu conteúdo.

– Caso a conta não esteja diretamente conectada, o SMTP fará um relay (transferência do e-mail para outro servidor mais próximo do destinatário). Em outras palavras, o servidor do Website conecta-se ao servidor de Domínio, que recebe o e-mail e o guarda;

– Se não houver problemas, o segmento final é controlado por POP, outro protocolo que pega o e-mail do servidor de recepção e coloca-o na caixa de entrada do destinatário;

– E se o servidor do destinatário estiver em baixo ou ocupado? O anfitrião SMTP simplesmente deixa a mensagem num servidor de reserva: se nenhum deles estiver disponível, o e-mail ficará em fila de espera e a entrega será tentada outra vez periodicamente. Depois de um determinado período, no entanto, a mensagem é devolvida como não entregue.

POP – Post Office Protocol

O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permetindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protoclo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada.

O POP possui as versões POP2 e POP3. Entre outras funções, o POP3 requer autenticação de usuário e senha, sendo a melhor opção para utilizar na internet criando mais uma camada de segurança, enquanto a POP2 realiza operação apenas por autenticação de endereço IP. Utilizamos unicamente o POP3

POP – Prós

  • Se quer gerir a sua caixa de correio em apenas uma interface, o protocolo POP pode ser utilizado para descarregar todas as mensagens do seu servidor e coloca-las num único local;
  • As mensagens são armazenadas localmente de forma a que tenha sempre acesso às suas mensagens, mesmo quando não tenha acesso à Internet;
  • A leitura de e-mails e download de anexos é mais rápido, uma vez que estes são descarregados em simultâneo com o seu e-mail;
  • Ao descarregar os seus e-mails para o seu computador, não terá que se preocupar com o tamanho da caixa de correio no servidor, uma vez que estas não irão acumular, sendo apagadas do servidor à medida que são descarregadas para o computador;
Confira as vantagens e desvantagem de usar o Protocolo de Email POP Click To Tweet

POP – Contras

  • Malware, vírus e outro tipo de ficheiros maliciosos conseguem mais facilmente infectar o seu computador, uma vez que cada mensagem é armazenada a 100% no computador/dispositivo local;
  • Se apenas o seu computador local tem uma cópia dos seus e-mails, existe um alto risco de perda de informação caso não mantenha uma política de backups rigorosa para o seu computador;
  • Alguns clientes de e-mail permitem que as mensagens sejam mantidas no servidor após terem sido descarregadas, no entanto à medida que a sua caixa de correio crescer, vai-se tornar mais lento a verificação de novas mensagens, uma vez que terão que ser verificadas quais as mensagens já descarregadas e as não descarregadas;
  • Necessita de um Software Gerenciador de contas de e-mail instalado e configurado no dispositivo (Ex.: Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird). Precisa ser feito backup (cópia segura) dos arquivos que contém os e-mails.
  • Dá muito trabalho quando precisar formatar seu dispositivo pois terá que realizar o backup de todas suas mensagens e contatos;

Quaisquer descuido por parte do usuário em relação a falta do Backup de seus dados poderá ser irreversível, por isso, não deixe de realizar o backup com a orientação do seu técnico de informática e realize testes de funcionamento do backup periodicamente. O Backup deve ser realizado em dispositivo diferente de onde estão os seus dados.

IMAP (Internet Message Access Protocol)

Como POP3 também é usado para recuperar e-mails para empresas de e-mail, no entanto, tem uma grande diferença – apenas cabeçalhos de e-mail são baixados, o conteúdo da mensagem de e-mail real são deixados no servidor. Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade como gigantes do provedor de e-mail, como o Gmail, recomendo usar IMAP em vez de POP.

O IMAP é um dos protocolos mais utilizados atualmente, uma vez que é possível sincronizar a sua caixa de e-mail em vários dispositivos simultaneamente (computador de trabalho, computador pessoal, portátil, smartphones, tablet, etc).

Esse protocolo trabalha com a sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada.

O Protocolo IMAP possui as versões IMAP, IMAP2, IMAP3 e IMAP4. Todos utilizam a mesma porta, e o IMAP4 é ultima versão.

IMAP – Prós

  • Todos os e-mails são armazenados no servidor, não ocupando espaço no seu computador ou dispositivo móvel;
  • As mensagens vão aparecer sincronizadas da mesma forma sempre que associar a sua conta a um novo cliente de e-mail;
  • Poderá utilizar o seu cliente de e-mail ou o Webmail sem confusões, uma vez que estes vão estar igualmente sincronizados;
  • Mesmo que o seu computador avarie e os dados que tinha guardados se perderem, os seus e-mails vão estar a salvo no servidor;
  • É bastante fácil acender ao seu e-mail utilizando um Smartphone ou Tablet, uma vez que as mensagens não são removidas do servidor;
  • Poderá utilizar a sua caixa de correio em múltiplos dispositivos (Computadores, Portáteis, Tablets, Smartphones, outros) sem qualquer inconveniente;
Confira a vantagem e desvantagem de usar o Protocolo de Email IMAP Click To Tweet

IMAP – Contra

  • Os seus e-mails estão apenas disponíveis no servidor, podendo não ser possível ler ou gerir mensagens antigas caso não tenha acesso à Internet. Alguns clientes de e-mail têm opções que permitem ultrapassar esta situação, fazendo cache dos e-mails localmente também;
  • No caso de ocorrer alguma falha no servidor que leve à perda de dados, todos os seus e-mails poderão ser perdidos. Esta situação verifica-se igualmente no caso do protocolo POP3 caso o seu dispositivo avarie.
  • As pastas poderão aparecer de forma diferente no seu cliente de e-mail ao utilizar o protocolo IMAP em vez de POP3, uma vez que as pastas são armazenadas no servidor e não no computador.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e que lhe ajude a escolher a configuração mais adequada para os seus e-mails. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Quais as diferenças entre Webmail, SMTP, POP e IMAP?

Protocolos de E-mail


O sistema de e-mail consiste no trabalho de dois servidores diferentes. Um é chamada de servidor SMTP (Simple Mail Transfer Protocol – protocolo de transferência de correio simples). O outro pode ser tanto um servidor POP (Post Office Protocol) quanto um servidor IMAP (Internet Message Access Protocol). IMAP e POP são protocolos padrão da Internet para recebimento de e-mail, que baixa as mensagens do servidor para a sua máquina, smartphone ou tablet. SMTP é o protocolo para envio de e-mail.

O que é protocolo?

Protocolo é a palavra que denomina “as regras” que organizam e regem a sincronização da comunicação entre dois sistemas computacionais. Ou seja, controla e possibilita a transferência de dados.

Webmail

O Webmail permite que você acesse sua conta de e-mail @seudominio.com.br em qualquer lugar diretamente de seu navegador. Exatamente da mesma forma que você acessa os principais serviços de e-mail (Gmail, Hotmail, Yahoo! Mail, etc).

Totalmente interativo, onde, através do navegador (Chrome, Mozila Firefox, Internet Explorer, Netscape, etc.) você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler as mensagens no servidor, enviar e-mails, organizar as mensagens em pastas e criar cadastros de e-mails. Ideal para uso em viagens ou mesmo para aquelas pessoas que acessam seu e-mail de vários locais diferentes,e não querem perder tempo com configurações e instalação de programas específicos para correio eletrônico. O webmail também não atrapalha a leitura de mensagens pelos leitores de e-mail (tipo Outlook Express), visto que as mensagem continuam gravadas no servidor até serem descarregadas pelo seu programa de e-mail favorito.

Na minha revenda de hospedagem ofereço 3 opções de Webmail para ser utilizado:

O Horde é um sistema mais completo, muito próximo das funções do Microsoft Outlook e de fácil utilização. Ele permite que você configure opções de manutenção de sua caixa de correio, adicione contatos a um catálogo de endereços (Address Book), programe sua agenda diária (Calendar), crie memorandos que podem ser compartilhados por sua equipe de trabalho (Memos) e agende tarefas a cumprir (Tasks), tudo isso no idioma que preferir.

O SquirrelMail é talvez o modelo mais difundido de Webmail gratuito, embora o mais simples e com poucas opções de configuração.

O RoundCube é o mais moderno e recomendado para todos os tipos de usuários, de iniciantes a avançados, por sua facilidade de uso e opções de configurações.

Como eu faço para acessar o Webmail?

Através do painel de controle cPanel, pelo link http://www.seudominio.com.br/webmail, logo abaixo da imagem do topo. Na janela de login, digite sua conta de email completa (ex: seunome@seudominio.com.br) e a senha que você cadastrou ao criar a conta de email.

Webmail permite muito mais mobilidade no acesso, total interatividade e um serviço muito mais estável. Click To Tweet

Mobilidade

Recomendo o acesso de seus e-mails pelo Webmail, pois permite muito mais mobilidade no acesso e total interatividade, onde, através de diversos (browsers) navegadores você pode acessar sua conta de e-mail em qualquer computador com acesso à Internet e ler suas mensagens. Ainda mais se você viaja com frequência e trabalha a partir de locais remotos, esta pode ser a mais importante vantagem do webmail.

Estabilidade

Acessando via Webmail, você terá um serviço muito mais estável, pois serviço de e-mail está rodando diretamente em um servidor e não terá interferências como o seu programa de e-mails poderá ter, quando é utilizado programa de e-mails para gerenciar mensagens, em determinado momento a sua rede local poderá passar por instabilidades, antivírus poderá bloquear e-mails, ainda firewall de segurança poderá bloquear a comunicação do programa de e-mails até o servidor de e-mail.

SMTP – Simple Mail Transfer Protocol

O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.

O SMTP utiliza as portas 25 e 587 para transferência dos pacotes de dados. A porta 25, primogênita, foi sucedida pela porta 587 por medida do Comitê Gestor da Internet no Brasil (GCI.br) em 2010 visando minimizar a quantidade de Spams na Internet no Brasil, pois possui maior segurança, requerindo aos pacotes uma pré-avaliação em outro servidor antes de chegarem ao servidor de Saída/Envio, tornando o processo mais seguro, procedimento que não é realizado pela porta 25.

– Você envia um e-mail do seu cliente de e-mail a partir do seu endereço (exemplo: seunome@seunegocio.com.br) para um destinatário (exemplo: cliente@domain.com). Na gíria, o cliente de e-mail é chamado de Message User Agent, ou MUA.

Já ouviu falar de SMTP? Saiba o que é um Protocolo SMTP. Click To Tweet

– A mensagem é enviada normalmente via porta 25 para o servidor SMTP (com o nome por exemplo mail.seunegocio.com.br) que é dado ao seu cliente ao configurá-lo e actua como um Message Transfer Agent ou MTA. Cliente e servidor começam uma breve “conversa”, onde são verificados todos os dados relativos à transmissão da mensagem (remetente, destinatário, domínios, etc.). Note que a linguagem SMTP define apenas a transmissão da mensagem, e nao lida com o seu conteúdo.

– Caso a conta não esteja diretamente conectada, o SMTP fará um relay (transferência do e-mail para outro servidor mais próximo do destinatário). Em outras palavras, o servidor do Website conecta-se ao servidor de Domínio, que recebe o e-mail e o guarda;

– Se não houver problemas, o segmento final é controlado por POP, outro protocolo que pega o e-mail do servidor de recepção e coloca-o na caixa de entrada do destinatário;

– E se o servidor do destinatário estiver em baixo ou ocupado? O anfitrião SMTP simplesmente deixa a mensagem num servidor de reserva: se nenhum deles estiver disponível, o e-mail ficará em fila de espera e a entrega será tentada outra vez periodicamente. Depois de um determinado período, no entanto, a mensagem é devolvida como não entregue.

POP – Post Office Protocol

O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permetindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protoclo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada.

O POP possui as versões POP2 e POP3. Entre outras funções, o POP3 requer autenticação de usuário e senha, sendo a melhor opção para utilizar na internet criando mais uma camada de segurança, enquanto a POP2 realiza operação apenas por autenticação de endereço IP. Utilizamos unicamente o POP3

POP – Prós

  • Se quer gerir a sua caixa de correio em apenas uma interface, o protocolo POP pode ser utilizado para descarregar todas as mensagens do seu servidor e coloca-las num único local;
  • As mensagens são armazenadas localmente de forma a que tenha sempre acesso às suas mensagens, mesmo quando não tenha acesso à Internet;
  • A leitura de e-mails e download de anexos é mais rápido, uma vez que estes são descarregados em simultâneo com o seu e-mail;
  • Ao descarregar os seus e-mails para o seu computador, não terá que se preocupar com o tamanho da caixa de correio no servidor, uma vez que estas não irão acumular, sendo apagadas do servidor à medida que são descarregadas para o computador;
Confira as vantagens e desvantagem de usar o Protocolo de Email POP Click To Tweet

POP – Contras

  • Malware, vírus e outro tipo de ficheiros maliciosos conseguem mais facilmente infectar o seu computador, uma vez que cada mensagem é armazenada a 100% no computador/dispositivo local;
  • Se apenas o seu computador local tem uma cópia dos seus e-mails, existe um alto risco de perda de informação caso não mantenha uma política de backups rigorosa para o seu computador;
  • Alguns clientes de e-mail permitem que as mensagens sejam mantidas no servidor após terem sido descarregadas, no entanto à medida que a sua caixa de correio crescer, vai-se tornar mais lento a verificação de novas mensagens, uma vez que terão que ser verificadas quais as mensagens já descarregadas e as não descarregadas;
  • Necessita de um Software Gerenciador de contas de e-mail instalado e configurado no dispositivo (Ex.: Microsoft Outlook ou Mozilla Thunderbird). Precisa ser feito backup (cópia segura) dos arquivos que contém os e-mails.
  • Dá muito trabalho quando precisar formatar seu dispositivo pois terá que realizar o backup de todas suas mensagens e contatos;

Quaisquer descuido por parte do usuário em relação a falta do Backup de seus dados poderá ser irreversível, por isso, não deixe de realizar o backup com a orientação do seu técnico de informática e realize testes de funcionamento do backup periodicamente. O Backup deve ser realizado em dispositivo diferente de onde estão os seus dados.

IMAP (Internet Message Access Protocol)

Como POP3 também é usado para recuperar e-mails para empresas de e-mail, no entanto, tem uma grande diferença – apenas cabeçalhos de e-mail são baixados, o conteúdo da mensagem de e-mail real são deixados no servidor. Este é um protocolo de comunicação de via dupla, uma vez que as alterações feitas no cliente de e-mail são transmitidas ao servidor. Ultimamente, este protocolo ganhou mais popularidade como gigantes do provedor de e-mail, como o Gmail, recomendo usar IMAP em vez de POP.

O IMAP é um dos protocolos mais utilizados atualmente, uma vez que é possível sincronizar a sua caixa de e-mail em vários dispositivos simultaneamente (computador de trabalho, computador pessoal, portátil, smartphones, tablet, etc).

Esse protocolo trabalha com a sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada.

O Protocolo IMAP possui as versões IMAP, IMAP2, IMAP3 e IMAP4. Todos utilizam a mesma porta, e o IMAP4 é ultima versão.

IMAP – Prós

  • Todos os e-mails são armazenados no servidor, não ocupando espaço no seu computador ou dispositivo móvel;
  • As mensagens vão aparecer sincronizadas da mesma forma sempre que associar a sua conta a um novo cliente de e-mail;
  • Poderá utilizar o seu cliente de e-mail ou o Webmail sem confusões, uma vez que estes vão estar igualmente sincronizados;
  • Mesmo que o seu computador avarie e os dados que tinha guardados se perderem, os seus e-mails vão estar a salvo no servidor;
  • É bastante fácil acender ao seu e-mail utilizando um Smartphone ou Tablet, uma vez que as mensagens não são removidas do servidor;
  • Poderá utilizar a sua caixa de correio em múltiplos dispositivos (Computadores, Portáteis, Tablets, Smartphones, outros) sem qualquer inconveniente;
Confira a vantagem e desvantagem de usar o Protocolo de Email IMAP Click To Tweet

IMAP – Contra

  • Os seus e-mails estão apenas disponíveis no servidor, podendo não ser possível ler ou gerir mensagens antigas caso não tenha acesso à Internet. Alguns clientes de e-mail têm opções que permitem ultrapassar esta situação, fazendo cache dos e-mails localmente também;
  • No caso de ocorrer alguma falha no servidor que leve à perda de dados, todos os seus e-mails poderão ser perdidos. Esta situação verifica-se igualmente no caso do protocolo POP3 caso o seu dispositivo avarie.
  • As pastas poderão aparecer de forma diferente no seu cliente de e-mail ao utilizar o protocolo IMAP em vez de POP3, uma vez que as pastas são armazenadas no servidor e não no computador.

Espero que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e que lhe ajude a escolher a configuração mais adequada para os seus e-mails. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário que terei o prazer de conversar com você a respeito.

Obrigado pelo seu tempo!

Se você gostou e achou esse conteúdo útil para você, compartilhe-o para que outras pessoas tenham acesso.

TAGS: cPanel, E-mail, Horde, IMAP, Outlook, POP, RoundCube, Smartphones, SMTP, SquirrelMail, Webmail

Author

José Roberto

Desenvolvedor Full Stack há mais de 16 anos e mais de 400 projetos desenvolvidos, apreciador de coisas simples(Churrasco, Futebol, Família), um apaixonado pelo seu trabalho e especialista na plataforma WordPress.