7 formas de utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto

7 formas de utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto   21 / julho / 2017


Importante ferramenta para o marketing de conteúdo, o call to action, também conhecidas como CTA podem fazer uma verdadeira revolução na forma como você divulga conteúdo.  E sabe por que isso acontece? É que os CTAs são os grandes responsáveis por conduzir o leitor pelo seu site através de chamadas que estimulam ações específicas. Utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto é essencial para uma boa venda.

Mas qual a real importância de um CTA?

Além das estratégias de marketing de conteúdo, o CTA também é muito importante para sites de e-commerce em geral e páginas que busquem por interação para converter os usuários em leads. Além disso, usar CTAs em suas páginas incentiva quem está visitando a passar mais tempo no seu canal, usufruindo de outros conteúdos ou adquirindo novas informações.

Você está preparado para ficar cara a cara com um CTA? Então continue a leitura e veja como construir um bom CTA para seu negócio.

Construindo um CTA de forma efetiva

Tamanho da chamada e mensagem a ser passada são as primeiras coisas com as quais você deve se preocupar ao criar seu CTA. Mas existem algumas dicas que vão ajuda-lo a montar o CTA perfeito para seu site ou página.

Objetividade:
O CTA deve ser claro e objetivo, além de cumprir exatamente o que seu texto está propondo.

Navegação simples:

Vá direto ao assunto ao criar o CTA. Se sua intenção é promover o compartilhamento da página, diga isso. Não tente criar chamadas muitos elaboradas, pois elas podem confundir o leitor.

Pense no usuário:

Ao criar um CTA, considere o tipo de pessoa que visita sua página e o que elas buscam. Ao solucionar essas questões, você consegue identificar o próximo passo lógico que o visitante vai dar e, dessa forma, entregar o que eles precisam.

Crie botões:

Que tal destacar seus CTAs do texto? Ao criar botões para as chamadas você conseguirá ótimos resultados.  Mas pense: cada tipo de página deve possuir um botão específico e que se destaque do layout utilizado.

Mais cor, por favor:

A cor utilizada no CTA também é um importante para atrair a atenção do leitor e fazê-lo clicar no botão. Para descobrir qual o tom mais apropriado para sua página, faça testes.

Quer aprender sobre técnicas de marketing de conteúdo? Então não deixe de conferir essas 7 dicas sobre a utilização do CTA de forma efetiva. Click To Tweet

Com quantos CTAs se faz um bom texto?

Agora que você já sabe o que é uma chamada para ação e qual a sua função, fique atento aos tipos de CTAs que você pode aplicar ao texto.

Newsletter

A chamada para assinar uma newsletter é um dos CTAs mais importantes porque converte diretamente em leads.  Esse call to action funciona quando o leitor decide fornecer seu endereço de e-mail pessoal para receber mais conteúdos da sua página.

Ter acesso direto ao e-mail do leitor é uma boa estratégia para aumentar o engajamento dos usuários, crescer o número de visualização do site, incrementar a taxa de compartilhamento dos seus conteúdos nas redes sociais e gerar novos leads.

Comentários

O CTA utilizado para gerar comentários é um dos mais comuns, ajudando no engajamento da página. Faça uma chamada específica ou genérica, citando questões abordadas no texto que tenham potencial para gerar uma discussão positiva para a marca.

Compartilhamento

Se você deseja promover o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais, opte por CTAs que cumpram essa função, deixando bem claro no texto o que deve ser feito.

Esse tipo de CTA é importante para aumentar o tráfego do blog, exposição da marca, através do acompanhamento dos índices e alcance desse compartilhamento.

Download

Você também pode usar um CTA para incentivar o leitor a fazer o download de um material que seu site oferece, como slides, e-books ou infográficos.

Esse é um importante CTA para a geração de leads, já que, ao disponibilizar um conteúdo rico para se baixado, há mais chances do usuário fornecer seus dados pessoais em troca.

Mas é importante lembrar que esse tipo de chamada deve variar de acordo com o estágio do funil de vendas em que a pessoa se encontra.

Links

O uso de CTAs para linkar outro conteúdo deve ser feito de forma fluída, sem desviar o leitor do seu foco.  Essa estratégia, também conhecida como link building, é muito usada para melhorar o ranqueamento da página nos motores de busca.  O link usado pode ser tanto interno (para outro conteúdo do seu próprio blog) ou externo (linkando para outros sites).

Follow

Os CTAs também podem ser usados para incentivar as pessoas a seguirem sua marca nas redes sociais (qualquer uma delas). Ao colocar um CTA para seguir a marca em um post você está incentivando o leitor a continuar a recebendo novos conteúdos e, consequentemente, aumentando sua visibilidade.

Teste de software

Esse tipo de chamada é mais usado no meio ou fundo do funil, fase onde o leitor está considerando ou decidindo.

O teste é um contato direto do leitor com o produto oferecido por sua empresa, que vai demonstrar as vantagens oferecidas e permitir que o usuário compare com a concorrência.

Curtiu aprender um pouco mais sobre as famosas chamadas de ação e como aplicar o CTA de forma efetiva? Existe alguma que você conhece e que não foi citada no texto? Deixe um comentário, quero saber sua opinião!

7 formas de utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto

7 formas de utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto


Importante ferramenta para o marketing de conteúdo, o call to action, também conhecidas como CTA podem fazer uma verdadeira revolução na forma como você divulga conteúdo.  E sabe por que isso acontece? É que os CTAs são os grandes responsáveis por conduzir o leitor pelo seu site através de chamadas que estimulam ações específicas. Utilizar o CTA de forma efetiva no seu texto é essencial para uma boa venda.

Mas qual a real importância de um CTA?

Além das estratégias de marketing de conteúdo, o CTA também é muito importante para sites de e-commerce em geral e páginas que busquem por interação para converter os usuários em leads. Além disso, usar CTAs em suas páginas incentiva quem está visitando a passar mais tempo no seu canal, usufruindo de outros conteúdos ou adquirindo novas informações.

Você está preparado para ficar cara a cara com um CTA? Então continue a leitura e veja como construir um bom CTA para seu negócio.

Construindo um CTA de forma efetiva

Tamanho da chamada e mensagem a ser passada são as primeiras coisas com as quais você deve se preocupar ao criar seu CTA. Mas existem algumas dicas que vão ajuda-lo a montar o CTA perfeito para seu site ou página.

Objetividade:
O CTA deve ser claro e objetivo, além de cumprir exatamente o que seu texto está propondo.

Navegação simples:

Vá direto ao assunto ao criar o CTA. Se sua intenção é promover o compartilhamento da página, diga isso. Não tente criar chamadas muitos elaboradas, pois elas podem confundir o leitor.

Pense no usuário:

Ao criar um CTA, considere o tipo de pessoa que visita sua página e o que elas buscam. Ao solucionar essas questões, você consegue identificar o próximo passo lógico que o visitante vai dar e, dessa forma, entregar o que eles precisam.

Crie botões:

Que tal destacar seus CTAs do texto? Ao criar botões para as chamadas você conseguirá ótimos resultados.  Mas pense: cada tipo de página deve possuir um botão específico e que se destaque do layout utilizado.

Mais cor, por favor:

A cor utilizada no CTA também é um importante para atrair a atenção do leitor e fazê-lo clicar no botão. Para descobrir qual o tom mais apropriado para sua página, faça testes.

Quer aprender sobre técnicas de marketing de conteúdo? Então não deixe de conferir essas 7 dicas sobre a utilização do CTA de forma efetiva. Click To Tweet

Com quantos CTAs se faz um bom texto?

Agora que você já sabe o que é uma chamada para ação e qual a sua função, fique atento aos tipos de CTAs que você pode aplicar ao texto.

Newsletter

A chamada para assinar uma newsletter é um dos CTAs mais importantes porque converte diretamente em leads.  Esse call to action funciona quando o leitor decide fornecer seu endereço de e-mail pessoal para receber mais conteúdos da sua página.

Ter acesso direto ao e-mail do leitor é uma boa estratégia para aumentar o engajamento dos usuários, crescer o número de visualização do site, incrementar a taxa de compartilhamento dos seus conteúdos nas redes sociais e gerar novos leads.

Comentários

O CTA utilizado para gerar comentários é um dos mais comuns, ajudando no engajamento da página. Faça uma chamada específica ou genérica, citando questões abordadas no texto que tenham potencial para gerar uma discussão positiva para a marca.

Compartilhamento

Se você deseja promover o compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais, opte por CTAs que cumpram essa função, deixando bem claro no texto o que deve ser feito.

Esse tipo de CTA é importante para aumentar o tráfego do blog, exposição da marca, através do acompanhamento dos índices e alcance desse compartilhamento.

Download

Você também pode usar um CTA para incentivar o leitor a fazer o download de um material que seu site oferece, como slides, e-books ou infográficos.

Esse é um importante CTA para a geração de leads, já que, ao disponibilizar um conteúdo rico para se baixado, há mais chances do usuário fornecer seus dados pessoais em troca.

Mas é importante lembrar que esse tipo de chamada deve variar de acordo com o estágio do funil de vendas em que a pessoa se encontra.

Links

O uso de CTAs para linkar outro conteúdo deve ser feito de forma fluída, sem desviar o leitor do seu foco.  Essa estratégia, também conhecida como link building, é muito usada para melhorar o ranqueamento da página nos motores de busca.  O link usado pode ser tanto interno (para outro conteúdo do seu próprio blog) ou externo (linkando para outros sites).

Follow

Os CTAs também podem ser usados para incentivar as pessoas a seguirem sua marca nas redes sociais (qualquer uma delas). Ao colocar um CTA para seguir a marca em um post você está incentivando o leitor a continuar a recebendo novos conteúdos e, consequentemente, aumentando sua visibilidade.

Teste de software

Esse tipo de chamada é mais usado no meio ou fundo do funil, fase onde o leitor está considerando ou decidindo.

O teste é um contato direto do leitor com o produto oferecido por sua empresa, que vai demonstrar as vantagens oferecidas e permitir que o usuário compare com a concorrência.

Curtiu aprender um pouco mais sobre as famosas chamadas de ação e como aplicar o CTA de forma efetiva? Existe alguma que você conhece e que não foi citada no texto? Deixe um comentário, quero saber sua opinião!

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TAGS: Call to Action, CTA, Link Building, Marketing Digital, MKT, MKT Digital, SEO

Author

José Roberto

Desenvolvedor Full Stack há mais de 16 anos e mais de 400 projetos desenvolvidos, apreciador de coisas simples(Churrasco, Futebol, Família), um apaixonado pelo seu trabalho e especialista na plataforma WordPress.